TPC: 27 de setembro

Ler "A Model of Christian Charity" (nas fotocópias, p. 39-41) e responder a alguma(s) desta(s) pergunta(s):


1. O sermão expressa uma visão democrática? Porquê (porque não)?

2. Que elementos de comparação são referidos com o povo do Israel? Como explica esta comparação? 

3.  Com base numa breve pesquisa sobre as expulsões de Anne Hutchison e Roger Williams da colónia de Massachusetts Bay, diga se considera haver no sermão fundamento para tais atos.

Comments

  1. No seu sermão “A Model of Christian Charity”, John Winthrop esboça não uma "democracia", mas sim um comunismo utópico baseado no "amor" e na dependência mútua, livre de propriedade privada, desprovido de investimento pessoal e abundante em caridade pública. Para além disto, no seu Sermão este presume que os humanos não são nada sem Deus, e que tudo na Terra foi "emprestado" por ele. A partir dessas considerações, Winthrop argumenta que a abnegação e a benevolência - tal como a caridade de Deus em conceder presentes e abundância - é a forma de vida mais virtuosa.

    Deste modo, Winthrop afirma que a desigualdade social também faz parte do plano de Deus e, portanto, deve ser aceite e vivida em harmonia, em vez de tentar ser "consertada". Winthrop aprofunda seu argumento a favor da abnegação, sugerindo que todos os humanos - originados no mesmo ato divino da criação - são mais logicamente vistos como um corpo coletivo; e que, para o seu projeto colonial funcionar, eles devem viver tal como Deus ordena - “for this end, we must be knit together, in this work, as one man".

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  2. O sermão não apresenta uma visão democrática porque no mesmo estão presentes algumas ideias do autor que se aparentam mais como um sistema totalitário, como o comunismo, pois o próprio Winthrop apela a uma unidade pública entre todos os seres humanos e faz referência a ideais como a rejeição de propriedade privada e do investimento pessoal.

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  3. No sermão "A Model of Christian Charity" de John Winthrop é expressa uma visão que não se insere nos princípios democráticos. De facto, o autor idealiza uma sociedade totalitária, sustentada por valores como a partilha, a fraternidade, a entreajuda, a caridade cristã e o amor "that which knits these parts together, gives the body its perfection, is love". Deus é apresentado como a base desta união na comunidade, pois é dele que partem estes valores e é para eles que devem retornar. John Winthrop diz-nos que a comunidade deve unir esforços e entregar-se à ajuda do próximo -"this sensibleness and sympathy of each other's conditions will necessarily infuse into each part a native desire and endeavour to strenghten, defend, preserve and comfort the other",- em prol do bem comum, ilustrando o seu sermão com citações bíblicas. O próprio trabalho e produção da comunidade deverá seguir esta ideologia -"rejoice together, mourn togther, labor and suffer together, always having before our eyes our comission and community in the work, our community as memebers of the same body. Os frutos finais desta união entre os homens serão o testemunho e glória do Espírito Santo "Secondly, that he might have the more occasion to manifest the work of his Spirit".

    Além disso, no sermão de John Winthrop são visíveis comparações com o povo de Israel. Dada a desolação e os conflitos religiosos na Europa, as populações com destino às colónias americanas sentem a necessidade de reconstruirem a sua união com Cristo de uma forma mais pura e próxima dos mandamentos da Lei de Deus. Talvez por isto e pelo facto de, à semelhança do povo que no Antigo Testamento procurava a terra prometida de Canaã, os Pilgrims buscarem também uma vida nova na América, se sentissem mais próximos do povo de Israel. No texto anteriormente citado é bastante evidente o papel central da Bíblia na vida destes Cristãos como ponto de referência religioso, pois como podemos observar, John Winthrop ilustra largamente o seu texto com passagens dos Coríntios, do Deuterenómio, do livro dos Provérbios, de Ezequiel e com referências a personagens bíblicas como Saul, e, de forma mais particular na conclusão do Sermão, Moisés. Moisés foi quem guiou o povo judeu para fora do Egito e os fez chegar de novo à terra prometida. Talvez por isso o autor o coloque em destaque neste último parágrafo do texto, ou seja, por sentir que num momento diferente da história, lhe foi incumbida por Deus a mesma missão de guiar o povo para um novo mundo e para a salvação.

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  4. No sermão de John Winthrop “ A Model of Christian Charity” está presente uma visão anti-democrática uma vez que ,segundo o autor, aos olhos de Deus, nenhum Homem é superior ao outro e todos servem a mesma entidade (Deus) por isso devem colaborar,independentemente se são ricos ou pobres, o que denota uma certa perspetiva comunista.
    O Homem deve por isso estabelecer uma relação de irmandade para com o próximo pois esse é o verdadeiro segredo da riqueza.
    No entanto, embora o esforço para obter a riqueza seja do Homem esta pertence a Deus, o seu superior e que sem este o Homem não teria realizado nada.

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  5. Após a leitura do Sermão de John Winthrop, podemos concluir que este defende uma visão anti-democrática sendo que admite haver uma desigualdade entre as pessoas – desigualdade esta criada por Deus – que serve para o bem comum “all these differences for the preservation and good of the whole; and the glory of his greatness.”. Para além disto, é ainda contra a propriedade privada e o investimento pessoal, acreditando que todos os Homens dependem uns dos outros, e que a verdadeira riqueza está no amor e na irmandade entre os mesmos.
    Como já foi referido num dos comentários acima, a visão de John Winthrop está mais para um comunismo utópico" com uma forte devoção a Deus - "the end is to improve our lives to do more service to the Lord." - acreditando que ele é o "criador de tudo" e que o seu plano deve ser seguido e aceite tal como foi criado.

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  6. 1. The text does not present any democratic ideology, due to the fact the writer indicates a few thoughts much like the communist ideologies. John Winthrop defends the unification of all people as properly he rejects the right to own private propriety and private investments.

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